sexta-feira, 2 de outubro de 2009

e-Business x e-Commerce

Ao observarmos mais atentamente ao quadro abaixo iremos identificar os principais tipos de comércio eletrônico. Na horizontal, e na vertical, a letra B representa BUSINESS (Empresas), e a letra C a palavra em inglês CONSUMER (Consumidores). O número 2 no canto esquerdo superior representa o trocadilho, que os americanos adoram, com a palavra TO (para), por ter o mesmo som que o dígito dois (TWO).

Portanto, essa tabela permite visualizarmos todas as possibilidades de realização de negócios eletrônicos entre empresas e consumidores. No primeiro quadrante, o B2B, representa o e-Business, ou seja, os negócios realizados entre as próprias empresas. Temos como exemplos as transações realizadas entre bancos, indústrias e o comércio. No quadrante logo à direita, temos o famoso B2C, também chamado de e-Commerce. Esse já é o clássico mercado que as empresas na Internet fornecem produtos e serviços para nós consumidores. Ou seja, empresas como a Submarino, Americanas, Polishop, etc.

Interessante observar que no B2B existe um grande número de volume financeiro envolvido, devido as empresas movimentarem somas de dinheiro volumosas. Mas por outro lado, a quantidade de transações são pequenas quando comparadas as exercidas no B2C.

De forma oposta, o e-Commerce movimenta um alto número de transações diariamente
realizadas pelos consumidores comprando mercadorias de relativo valor. Portanto, embora tenha a quantidade de transações superior ao e-Business, o volume de dinheiro é inferior ao B2B.

Os outros dois quadrantes referem-se a tipos especiais de comércio na Web. O C2C seria negócios de consumidores para outros consumidores, tipo sites de leilão virtual como o EBay, ou o nosso Mercado Livre.

E o C2B é ainda mais especial !! Negócios promovidos de consumidores para as empresas. O melhor exemplo são alguns testes realizados em empresas aéreas na relação cliente empresa. O consumidor sugere um valor para uma viagem e fica no aguardo, quando a empresa ver que terá um avião com vagas disponíveis pode aceitar a oferta ou não.

Outro gráfico interessante é o que relaciona a facilidade da transação com o valor adicionado pelo serviço on-line (veja a imagem abaixo). Ele demonstra que a compra de um CD ou DVD pela Internet é extremamente fácil, no entanto, a aquisição de uma casa é bastante dificultosa (você compraria ?). Um outro exemplo seria uma passagem aérea aonde é relativamente fácil a transação, e com valor adicionado médio ao se adquirir pela Web.




2 comentários:

  1. Muito show o seu post... ótimo aprendizado.

    Veja no meu Blog como ser promovido em menos tempo! Aprenda o que é Supply Chain e como isso pode ser uma alavanca para sua carreira.

    http://interempresas09.blogspot.com

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  2. Você exemplifica o C2C com o eBay. O eBay não seria B2C, já que quem vende lá são empresas, pessoas jurídicas?

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