sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Internet x Intranet x Extranet



Podemos definir a Internet, de uma forma sintética, como uma rede global de computadores que se comunicam através de um grupo de protocolos – principalmente o TCP/IP. Para adaptar-se as diversas aplicações do mundo empresarial, a Internet criou dois “filhotes”: a Intranet e a Extranet.

Vamos agora definir essas duas variantes da Internet. Uma Intranet seria a plataforma de rede independente, conectando os membros de uma organização, utilizando os protocolos padrões da Internet. E a Extranet é uma extensão privada de uma empresa, podendo usar a sua Intranet corporativa (ou não !), permitindo seus clientes, parceiros e fornecedores acessem seus processos internos, comunicando-se e realizando negócios.

Muitas vezes ocorrem definições errôneas quanto a esses dois conceitos. Acredita-se que uma Extranet seria simplesmente um conjunto de Intranets de uma Instituição. Mas, se olharmos atentamente a definição de Extranet, podemos observar que ela não está necessariamente vinculada a uma Intranet, embora possa utilizar-se de tais recursos.

Outro conceito errôneo é imaginar que um funcionário acessando o site interno da empresa, fora de suas instalações, estará na verdade acessando uma Extranet. O que devemos ter bem claro, em mente, é que a Intranet é dirigida para o seu público interno (funcionários, diretores, proprietários, etc.) enquanto a Extranet tem como objetivo atingir fornecedores, parceiros, clientes, etc. (público externo).

Portanto, a título de ilustrar melhor esses conceitos, vejamos como isso funcionaria acessando um site de um banco qualquer. Uma pessoa que simplesmente esteja analisando em qual banco irá abrir a sua conta corrente, estará acessando o site simplesmente como um usuário geral, ou seja, como qualquer público, portanto estará entrando na Internet.

Se fosse um funcionário do banco, tendo senhas especiais para acessar conteúdos, que dizem respeito somente aos controles internos técnico/administrativos, estará acessando a Intranet da Instituição. Mesmo que para isso tenha que fazê-lo fora da empresa. E na situação de correntista do Banco, como cliente e principal parceiro nesse processo, com a posse de uma senha específica, estará acessando a Extranet. Nenhuma outra pessoa, em principio, poderá acessar esse material, que por questões de segurança, o banco somente libera os dados específicos desse cliente para movimentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário